Para quem ama estrada, aventura e boas histórias, a Continental Pneus tem uma sugestão especial de leitura que foi lançada no último Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro: A volta ao mundo em 80.000 km, obra gratuita e disponível on-line que mistura literatura clássica, criatividade humana e inteligência artificial.
Inspirado em “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, o projeto reinterpreta o enredo original em um contexto contemporâneo, com uma jornada de 80 mil quilômetros de carro por diferentes países e paisagens do mundo.

O livro foi desenvolvido pela Continental Pneus em parceria com a agência D’OM e ganhou bronze na categoria Branded Content Integrado a Outras Plataformas no FIAP Awards de 2025, festival que há 56 anos reconhece a criatividade e inovação em todos os formatos publicitários da Ibero-América.
A obra traz um novo protagonista: Phileas Fogg V, tataraneto do personagem original, que embarca em uma viagem de carro iniciada no Brasil e repleta de desafios, mistérios e descobertas.

A trama começa em São Paulo e passa por destinos como Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu, México, Portugal, Egito e Índia, entre muitos outros. Entre as curiosidades da obra:
- O texto foi coescrito por ChatGPT, treinado com os livros de Júlio Verne para reproduzir seu estilo narrativo.
- As ilustrações são 100% humanas, criadas especialmente para cada capítulo.
- O livro soma exatos 80 mil quilômetros rodados de carro— nem um a mais, nem a menos.
- Cada país visitado revela um trecho simbólico da evolução da mobilidade.
- A Continental Pneus, fundada em 1871, tem quase a mesma idade do clássico original, publicado em 1873.
Com 307 páginas e versões em e-book e audiobook, o livro está disponível inclusive em assistentes de voz, como a Alexa, e também no Spotify.
O download gratuito nas versões português e inglês pode ser feito em: https://www.conti.com.br/about-us/contiexperience/livro-volta-ao-mundo-em-80000km-continental-pneus/.
